Vila Isabel ‘empresta’ talento do samba no pé ao Império Serrano

Vila Isabel ‘empresta’ talento do samba no pé ao Império Serrano

25 de Agosto, 2022 Não Por portaldosambarj

Em nome do samba (no pé) e do futuro dos talentos ligados ao Carnaval do Rio, a Unidos de Vila Isabel liberou, na semana passada, a contratação de Gabriel Castro, o diretor de sua ala de passistas, como diretor artístico do Império Serrano. Com isso, o bamba irá trabalhar em jornada tripla na próxima temporada da folia: seguirá à frente do segmento na azul e branca, assim como faz no Império da Tijuca, e passará a dar expediente também em Madureira.

O movimento foge da lógica do mercado folião que, em geral, veda contratações compartilhadas entre escolas do Grupo Especial (a “Serrinha” subiu este ano e, para o próximo, abrirá os desfiles com o enredo “Lugares de Arlindo”). A Vila, no entanto, deu o aval para que Castro trabalhe também na coirmã: a direção da agremiação entendeu que, assim, o espetáculo será fortalecido como um todo por meio do trabalho do jovem.

Castro carrega consigo mais de 45 premiações pelo talento na dança. Entre elas, o Estandarte de Ouro de Melhor Passista (2015) e quatro troféus Samb@net. Ao comentar os novos desafios, celebrou a liberação obtida junto a Luiz Guimarães, presidente da Vila.

— Ele entendeu que não era um problema. Desde então, se mostrou sempre disposto a liberar. Foi uma enorme felicidade. Eu comecei no Império aos 18 anos e saí para alçar novos voos. Cheguei na Vila em seguida, em 2018, e dois anos depois estava ajudando a montar o primeiro show temático da escola. Meu trabalho só cresceu graças à Vila, onde também conseguimos que a ala de passistas fosse a mais premiada em 2019 e 2021 — afirma Castro, que já projeta êxito nos resultados futuros no solo do poeta Noel Rosa.

Em 2023, a Vila se apresentará com o enredo “Nessa Festa, Eu Levo Fé!”, do carnavalesco Paulo Barros. O cortejo será o terceiro a cruzar a Marquês de Sapucaí na Segunda de Carnaval (20 de fevereiro) e fará referência aos festejos de cunho religioso que mobilizam as populações do Brasil e do mundo.

foto: Diego Mendes