
FENASAMBA lança pesquisa para mapear os impactos dos desfiles das Escolas de Samba
13 de Fevereiro, 2025A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) iniciou a pesquisa “Carnaval em Números”, um estudo inédito e abrangente que visa compreender a grandiosidade e a diversidade do carnaval em todo o país, abordando temas como produção cultural, impactos sociais e econômicos, e a participação de diferentes comunidades. A pesquisa também mapeia a organização do evento, condições de trabalho dos profissionais envolvidos, movimentação econômica e turística, além de questões relacionadas à segurança pública e infraestrutura urbana.
O “Carnaval em Números” quer obter no mínimo 2.000 respostas e tem por objetivo atingir uma amostragem regionalizada, com aproximadamente 400 entrevistados por região, garantindo representatividade nacional. Trata-se de uma pesquisa majoritariamente de múltipla-escolha, que os participantes respondem em cerca de 4 minutos.
Os dados adquiridos serão tratados e tabelados pelas equipes multidisciplinares que trabalham em prol do Carnaval em Números, para gerar conhecimento sobre trabalhadores e foliões do Carnaval. As informações vão desde os gastos com a festa até os gostos e preferências por Carnaval de escolas de samba, desfiles, trios-elétricos, festas pagas e mesmo os que preferem viajar para descansar no feriadão.
Para o presidente da FENASAMBA, Kaxitu Campos, o estudo não é apenas um retrato estatístico do maior espetáculo cultural do Brasil, mas também uma ferramenta estratégica para transformar o futuro da festividade:
“O lançamento da pesquisa “Carnaval em Números” marca um passo importante na valorização do carnaval como patrimônio cultural e econômico do Brasil. O estudo irá contribuir para importantes ações, como subsidiar políticas públicas de preservação e incentivo à cultura carnavalesca, ampliar os estudos acadêmicos sobre o tema, além de identificar os impactos econômicos, sociais e turísticos do carnaval.
Para participar da pesquisa Carnaval em Números, basta acessar o link CARNAVAL EM NÚMEROS ou acompanhar as redes sociais da FENASAMBA no X (antigo Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn.