Alegria de Copacabana anuncia a nova comissão de carnaval para o carnaval 2025
19 de Outubro, 2024
A Alegria de Copacabana anunciou a sua nova comissão de carnaval para o carnaval 2025. Serão quatro profissionais que vão trabalhar para fortalecer os segmentos da agremiação para o desfile que acontecerá pela Série Prata, no dia 3 de março de 2025, pela Superliga Carnavalesca, na Intendente Magalhães, são eles: Eduardo Campista, o Pelezinho; Júlio Fortunato; Nuriel Gomes; e Leonardo Falcão.
Essa equipe já é conhecida da escola, pois três deles, Pelezinho, Leonardo Falcão e Nuriel Gomes, formavam a direção de harmonia da vermelho e branco e, Júlio Fortunato, o Departamento de Carnaval da agremiação.
Um profissional de destaque dessa comissão é Eduardo Campista, mais conhecido como Pelezinho. Com grande experiência no carnaval, ele começou a desfilar em 1995 na Caprichosos do Bairro Antonina, em São Gonçalo; no Unidos do Valéria, desfilando em Bonsucesso: Unidos do Porto da Pedra, em ala comercial; GRES Acadêmicos do Sossego, como passista; Estácio de Sá, como passista de 1997 até 2010; Unidos da Tijuca, como passista de 2004 até 2012; Tradição, como passista de 2003 até 2006; além de vencedor do Estandarte de Ouro como o melhor passista masculino pela Unidos da Tijuca em 2009; diretor da Ala de Passista dividindo a direção da ala com a Rose Alves na Renascer de Jacarepaguá, de 2010 até 2012; Samba Net, como a melhor Ala de Passista do Grupo de acesso A na Renascer de Jacarepaguá, em 2011.
E ainda, foi contratado para desfilar no carnaval de Guaratinguetá, em São Paulo, na escola de samba Beira Rio de Nova Guará, em 2011; diretor da ala de passista da Alegria da Zona Sul, 2013 até 2015; diretor de passista na Lins imperial, de 2016 até 2024; coordenador da ala de passista da Estácio de Sá, junto com o Marcos Maya, em 2017; harmonia em 2015, na Estácio de Sá, até a presente data; passou pela Flor da Mina do Andaraí, Mocidade Unidas da Cidade de Deus, Império Serrano, Acadêmicos de Niterói e Renascer de Jacarepaguá; diretor geral de harmonia da Unidos da Barra da Tijuca, em 2024; e comissão de harmonia da Alegria de Copacabana, para o carnaval de 2025.
“O convite feito pelo presidente Maurício Dias em participar da comissão de carnaval da Alegria de Copacabana, surgiu com o intuito de valorizar os profissionais da comissão de harmonia, para dar andamento na organização e planejamento visando o carnaval de 2025”, destacou Pelezinho.
Júlio César Gomes Fortunato, o Júlio Fortunato, geógrafo e mestre em tecnologias aplicadas à educação, cresceu no quintal da Inocentes de Belford Roxo, onde teve a primeira experiência, desfilando na Sapucaí. De lá para cá, foram inúmeros desfiles defendendo diversos pavilhões, passando por Paraíso do Tuiuti, Mangueira, Vila Isabel, Estácio de Sá e Imperatriz Leopoldinense, onde desenvolveu a função de harmonia de ala.
“Recebi o convite com muita surpresa, mas também lisonjeado. Desde o último carnaval, quando consegui auxiliar na produção de fantasias da Alegria no atelier e posteriormente na organização da escola no dia do desfile, desenvolvi um carinho muito grande pela agremiação. Agora, com a nova função sinto que poderei auxiliar mais ativamente, somando para que façamos o melhor carnaval e que nos leve de volta à Sapucaí”, ressaltou Fortunato.
Outro profissional de destaque nessa comissão é Nuriel Gomes Theobaldo, conhecido como Nuriel Gomes, que trabalha como produtor de eventos. Ele iniciou no carnaval em 2005, participando de comissões de frente e, depois, migrou para o Departamento de Harmonia, onde soma passagens por algumas escolas, e também no Departamento de Carnaval e Barracão.
Ele trabalhou na Em Cima da Hora (equipe do Departamento de Carnaval/ Harmonia), Inocentes de Belford Roxo, Independentes de Olaria, Unidos do Jacarezinho, Combinado do Amor (carnaval de Niterói), Acadêmicos de Vigário Geral (Departamento de Carnaval), Alegria da Zona Sul (direção geral de harmonia), além de atualmente ser diretor de harmonia do Acadêmicos do Salgueiro e da equipe da Liga RJ.
Já Leonardo Falcão, por sua vez, conhecido como Falcão, empresário e design gráfico, começou sua trajetória no carnaval em 1993, como desfilante na ala do seu tio na Imperatriz Leopoldinense. Com o passar do tempo, segundo ele, foi ficando mais experiente e seu tio, em 2003, o presentou com uma camisa de harmonia de ala para ajudar na Avenida, o que o fez se apaixonar pela função que exerce até hoje.
Ele passou pela Imperatriz Leopoldinense, Paraíso do Tuiui, Acadêmicos da Grande Rio, Acadêmicos da Rocinha, Império da Tijuca, Inocentes de Belford Roxo, Unidos do Cabuçu, Alegria da Zona Sul, e Guerreiros Tricolores.
“Estou na Imperatriz Leopoldinense de 2003 até hoje, como diretor de harmonia; passei pelo Paraíso do Tuiuti, de 2015 até 2022, como diretor de harmonia; Acadêmicos do Grande Rio, em 2014, como diretor de harmonia; Acadêmicos da Rocinha, como diretor geral de harmonia; Unidos do Cabuçu, de 2022 a 2023, como diretor geral de harmonia; e Guerreiros Tricolores, em 2019, como diretor geral de harmonia.
“Um dia meu padrinho, o Maurício Dias, me acolheu na Imperatriz Leopoldinense e tem me ensinado muito até hoje. Fui harmonia da Alegria da Zona Sul e da Acadêmicos da Rocinha, e tive o convite para fazer parte da comissão de carnaval. Será mais uma oportunidade de aprender com ele, que hoje é o presidente da escola, mas, com certeza, é um dos melhores diretores de carnaval e harmonia do mundo do samba”, enfatizou Falcão.