Presidente do Tuiuti, Renato Thor, recebe diploma Abdias Nascimento em cerimônia no Rio
6 de Setembro, 2024
O presidente do Paraíso do Tuiuti, Renato Thor, recebeu na noite desta quinta-feira (05/09), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o diploma Abdias Nascimento. A honraria é uma homenagem e um reconhecimento em virtude da sua meritória e destacada atuação no fortalecimento da luta por empreender esforços e afirmação de uma sociedade democrática plural, com pleno respeito e igualdade de oportunidade entre os seus componentes raciais e culturais.
Durante a cerimônia, presidida pelo deputado Carlos Minc (PSB), a bateria da escola de samba fez uma apresentação para o público que lotou o plenário da Casa Legislativa.
“Esse momento é fruto da dedicação em sempre procurar fazer enredos culturais, históricos, que dialoguem com o Brasil. Para o Carnaval de 2025, nós vamos levar a história de Xica Manicongo, considerada a primeira trans negra do país. Eu sei o que o carnaval representa. Nós viramos pauta dentro e fora da comunidade escolar. Então, nossos enredos vão sempre nessa direção”, disse Thor.
Uma das justificativas para a concessão do diploma foi o enredo deste ano da azul e amarelo sobre o Almirante Negro, uma homenagem mais do que merecido ao herói nacional João Cândido. A família do marinheiro esteve presente no evento, na figura do filho Candinho e da bisneta Lorrane Cândido.
Além de Thor, a Alerj concedeu homenagens para outros integrantes do Tuiuti: Jorge Honorato (presidente de honra); Renatinho (vice-presidente); Jack Vasconcelos (carnavalesco); Mayara Lima (rainha de bateria); Bruno Valle (diretor executivo); Pixulé (intérprete); e Mestre Marcão (mestre de bateria).
Foto: Danilo Filme/Divulgação