Mangueira divulga os sambas que entrarão na disputa para o Carnaval 2025

Mangueira divulga os sambas que entrarão na disputa para o Carnaval 2025

16 de Agosto, 2024 Não Por portaldosambarj

 

Divulgação ocorre logo após o recebimento das composições

RIO DE JANEIRO – Nesta quinta-feira (15/08), a Estação Primeira de Mangueira vai divulga os sambas que farão parte do seu concurso de samba-enredo para o Carnaval 2025. De acordo com as regras que já foram estabelecidas pela agremiação, os sambas recebidos no barracão da escola ficam disponíveis no YouTube da Verde e Rosa.

A escolha do samba-enredo deste ano vai acontecer em 6 etapas. Elas vão se iniciar no dia 7 de setembro, na quadra da escola, quando ocorre a primeira apresentação para a comissão julgadora (confira neste link o calendário completo). A semifinal acontece no dia 12 de outubro e a grande final no dia 19.

“Sabemos que um bom samba tem enorme participação quando se trata não só de contar uma história mas de encantar, seja o público que vai assistir o espetáculo do carnaval, bem como nossos componentes”, lembra Dudu Azevedo, diretor de Carnaval da Mangueira. ”Estamos confiantes que nossa escola terá em mãos esse samba e que vai brilhar e emocionar na avenida”.

Em 2025 a Verde e Rosa apresenta na Marquês de Sapucaí o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social”. Desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o enredo vai levar para a avenida um olhar sobre a presença dos povos bantos na cidade do Rio de Janeiro. Eles representaram a maioria dos negros que chegaram no Cais do Valongo, na Pequena África. A Mangueira retratará a vivência dessa população em toda a cidade, mostrando como sua história floresceu em solo carioca. 

Confira abaixo lista das parcerias participantes:

SAMBA 02

COMPOSITORES: PATRICIA MENDANHA, MARCIO OLIVEIRA, MARCELO MARROM, MARQUINHO VALÉRIO, NURINHO ALMAWI E VINICIUS DA TOKA.

SAMBA 04

COMPOSITORES: BINHO PERCUSSÃO VR, LUCAS PIZZINATTO, SERGIO BORTOLOZO, HUGUINHO DE BANGU, SANDRA NEGONA E REINALDO JUSTO.

SAMBA 06

COMPOSITORES: LACYR D. MANGUEIRA, RUBENS GORDINHO, ANDRÉ RICARDO, CELSINHO MODY E JUNINHO LUANG.

SAMBA 07

COMPOSITORES: AMAURI QUEIROZ, DULCE SANTOS, JAQUE GUEDES, JORGE MATIAS, LUCIO MARIANO E VALNEY.

SAMBA 08

COMPOSITORES: DEIVID DOMÊNICO, FELIPE FILÓSOFO, OSCAR BESSA, DR. JAIRO, DANILO FIRMINO E GEGÊ FERNANDES.

SAMBA 09

COMPOSITORES: KATIA RODRIGUES, ALEX DE SOUZA, RUY DE BARROS, CACÁ CAMARGO E DIOGO CORSO.

SAMBA 10

COMPOSITORES: LEQUINHO, JÚNIOR FIONDA, GABRIEL MACHADO, JULIO ALVES, GUILHERME SÁ, PAULINHO BANDOLIM. 

SAMBA 11

COMPOSITORES: CHACAL DO SAX, FABIO MARTINS, MYNGAL, FELIPE MUSSILI, MARCELO MARTINS E JEAN GASPAR.

SAMBA 12

COMPOSITORES: PEDRO TERRA, GUSTAVO LOUZADA, COMPADRE XICO E VALTINHO BOTAFOGO.

SAMBA 13

COMPOSITORES: RONIE OLIVEIRA, JOTAPÊ, GIOVANI, JOÃO VIDAL, MIGUEL DIBO E CABEÇA DO AJAX.

SAMBA 14

COMPOSITORES: TAROBA, ANDRÉ DO CAVACO, CELSO TROPICAL, EMANUEL APOTEOSE E ALACE MACHADO.

Sobre a Estação Primeira de Mangueira:

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 96 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/)

 

foto : Reprodução/ Instagram