GRANDE RIO PARTICIPA DA RIO INNOVATION WEEK 2024

GRANDE RIO PARTICIPA DA RIO INNOVATION WEEK 2024

14 de Agosto, 2024 Não Por portaldosambarj

Enredo de 2024 da Tricolor de Caxias se desdobra em exposição e palestra na Semana de Inovação

            O trabalho desenvolvido no barracão do GRES Acadêmicos do Grande Rio para o carnaval de 2024 é tema de uma mesa-redonda da atual edição da Rio Innovation Week, Semana de Inovação que reúne palestrantes do mundo inteiro. Trata-se de um primeiro desdobramento da exposição “Antropocruzo”, originalmente apresentada pelo curso de Design da PUC-Rio na Saphira & Ventura Gallery, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Tal exposição é produto dos saberes trocados durante as Oficinas de Carnaval da Grande Rio, um projeto interinstitucional e transdisciplinar iniciado no verão de 2020, durante a produção do desfile “Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”.

            Além da adaptação de parte da exposição para os espaços da Innovation Week, que ocorre no Píer Mauá, foi elaborada uma mesa-redonda, no dia 13, intitulada “Antropocruzo: Pesquisa, Design e Carnaval”. Formam a mesa o carnavalesco Leonardo Bora (que também é professor do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ); os professores Luiza Novaes (PUC-Rio), Nilton Gamba (PUC-Rio), Desirée Bastos (EBA-UFRJ) e Flávio Sabrá (IFRJ – campus Belford Roxo); e a estudante de Mestrado Kallie Dias (PUC-Rio). Segundo os palestrantes, o objetivo da mesa é discutir os passos da exposição, que documenta as repercussões e traduções carnavalescas do Manto Tupinambá, artefato e entidade sagrados para os povos originários brasileiros, como explica Bora:

            “A documentação apresentada em ‘Antropocruzo’ se deu a partir da perspectiva de um método de memória e difusão chamado ‘Design de Histórias’. Em 2024, eu e Gabriel Haddad propusemos o enredo ‘Nosso Destino é ser Onça’, guiado pela narrativa mítica do livro ‘Meu Destino é ser Onça’, do escritor Alberto Mussa. O enredo propôs uma reflexão espiralar sobre as presenças e simbologias da onça no nosso imaginário e na cena artístico-cultural brasileira, abordando temas como antropofagia e encantamento. Nesse processo, as Oficinas de Carnaval desenvolveram, no barracão da Grande Rio, uma releitura do Manto Tupinambá, que está profundamente ligado às simbologias da onça. Nesse trabalho, fundamental foi a parceria e o diálogo com a artista Célia Tupinambá, que reverbera os saberes ancestrais de confecção de mantos. É um trabalho em processo, portanto, muito rico, que envolve centenas de pessoas – apenas uma pequena parte da gigantesca produção narrativa e espetacular de um desfile sambista, que é algo muito complexo.” – conclui o carnavalesco.

            “Acabamos de voltar de uma temporada em Nova York e agora a exposição foi convidada para estar no Rio Innovation Week, fazendo também uma mesa de abertura, destacando os elementos inovação educacional, social e tecnológica. Para nós é muito importante estarmos de volta ao Rio de Janeiro com esse material para alcançarmos outros públicos, conquistarmos outro tipo de audiência, para que o conteúdo também seja circulado em território nacional”, diz Nilton Gamba Jr, diretor do departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

            A edição de 2024 da Rio Innovation Week ocorre no Píer Mauá, de 13 a 16 de agosto.

Foto: Divulgação