Eliminatórias dos sambas-enredo chegam às quartas de final na quadra da Mangueira
22 de Setembro, 2023Foto: JM Arruda
Por Renata Rodrigues
RIO DE JANEIRO – Seis parcerias chegam ao Palácio do Samba no próximo sábado (23/9) com suas torcidas que prometem agitar a quadra com faixas, bandeiras, balões, e claro, muita disposição e letras na ponta da língua para garantir uma vaga na semifinal, que ocorrerá na semana seguinte. A noite começa com a apresentação dos segmentos da escola, e na sequência os grupos vão se revezar com suas composições. A eliminatória vai começar mais cedo: o Palácio do Samba vai receber a comunidade mangueirense a partir das 21h.
Confira abaixo a ordem de apresentação. Cada parceria listada abaixo terá 20 minutos:
1° Samba N° Samba N°17 – Moacyr Luz, Pedro Terra, Gustavo Louzada, Karinah, Compadre Xico e Valtinho Botafogo
2° Samba N° Samba 13 – Beth da Mangueira, Ronie Oliveira, Márcio Bola, João Carlos, Giovani e Jotapê
3° Samba N°11 – Thiago Meiners, Beto Savanna, Indio da Mangueira, Michel Pedroza, Wilson Mineiro e Julio Alves
4° Samba N°18 – Samir Trindade, Lacyr D’Mangueira, Romulo Presidente, Thiago Portela, Cristiano David e Vinicius Fernandes
5° Samba N°22 – Lequinho, Júnior Fionda, Gabriel Machado, Fadico, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim
6° Samba N°19 – Gilson Bernini, Xande de Pilares, Cadu, Edinho Gomes, Kiosque Raiola e Jorginho Bernini
Em 2024, a Mangueira levará para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí o enredo “A negra voz do amanhã”, uma homenagem à cantora Alcione que traz a assinatura da dupla de carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon. A Estação Primeira será a quarta escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, dia 12 de fevereiro, pelo Grupo Especial.
Como parte das comemorações dos 95 anos da Verde e Rosa, o Palácio do Samba passou por um processo de conservação entregue à comunidade e que tem como destaque a adequação do espaço às novas diretrizes de marca da escola. No mesmo dia, iniciaram-se as apresentações e as eliminatórias para o samba-enredo do carnaval 2024, que chegam à sua etapa final do próximo dia 7 de outubro.
SERVIÇO:
Eliminatória do Samba-Enredo
Data: 16 de setembro
Hora: 21h
Local: Palácio do Samba
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira
Ingressos antecipados: ingresso.mangueira.com.br
Sobre a Estação Primeira de Mangueira:
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 95 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, Tia Fé, Tia Tomásia, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/)